Carregando...
Carregando

Holding e Governança Corporativa

Governança Corporativa é o sistema de regras e práticas elaboradas para que todos sigam, desde fornecedor ao cliente. Regras de como será o papel de cada um na empresa, segregando suas atividades. São processos  documentados que servem para uma melhor administração da sua empresa e é a governança corporativa considerada um pilar importante para a sustentabilidade da empresa.

A empresa pode surgir com a ideia e esforço de um empreendedor, no caso você. Mas o sonho e a evolução da empresa é que ela cresça se tornando um patrimônio e chegando até se tornar uma empresa de capital aberto (sociedade anônima com capital social formado por ações).O ideal é que a governança corporativa seja elaborada desde o principio, porque assim você estabelece os papéis de cada um. Mas no início da formação da empresa muitas vezes não se pensa nisso, até a empresa crescer e vir a preocupação da sucessão. E é aí que a governança corporativa é essencial.

A governança visa a perpetuação da sua empresa, é cultural, é a transmissão dos valores da empresa, tendo como objetivo a longevidade dela. Por isso é muito importante você identificar a fase da sua empresa, em que fase da evolução ela se encontra para estabelecer a governança de acordo. Se você já criou a base da sua empresa e não consegue mais dar conta de todas as funções sozinho, provavelmente você irá contar com especialistas. E nessa hora as regras da governança corporativa vão guiar esses colaboradores de acordo com a cultura da sua empresa.

Sem a Governança Corporativa o que pode ocorrer é um abuso de poder do acionista controlador sobre os minoritários, além de cometer erros estratégicos para a empresa, já que o controlador é quem irá tomar toda decisão da empresa sozinho. Isso porque a governança corporativa é transparente a todos que participam da sua empresa: acionistas, administradores, fornecedores, colaboradores, clientes, governo, evitando fraudes e abusos.

Assim, se sua empresa estabelece princípios logo no início de sua criação, consegue uma clareza estrutural, cultural em todos participantes diretamente a ela. E futuramente com o possível crescimento, a governança corporativa traz segurança e transparência para o acionista.

E se você tiver alguma dúvida sobre governança corporativa, deixe seu comentário ou entre em contato. Não se esqueça de curtir e compartilhar esse artigo. Até mais!

Autor: João Alberto Borges Teixeira – Palestrante do curso de Holding Familiar e Proteção Patrimonial
Fonte: Portal Holding Familiar

Interessado neste serviço?